Valença é a grande protagonista, do primeiro capitulo, da estreia da série documental "A Raia", que começa a ser emitido pelo Canal História português, domingo 10 de Março, às 23h35 (Pt) e no Canal História espanhol, às 16h05 (Es), com o título Unidos Pelo Minho.
O primeiro capitulo centra-se nas relações entre Valença e Tui e conta com a participação do Presidente da Câmara de Valença, Jorge Salgueiro Mendes, que abordou o tema da candidatura da Fortaleza de Valença a Património da Humanidade.
Os produtores decidiram iniciar a serie em Valença pela forte e secular relação desta cidade com Tui e pela imponência do património que tem a Fortaleza como expoente. O rio Minho apresenta-se, também, como foco deste capitulo com uma competição de remo entre os dois viajantes Pedro e Miguel.
Esta ambiciosa série documental, de produção própria, "A Raia", revelará as diferenças e semelhanças entre Portugal e Espanha. A raia é o nome pelo qual é conhecida popularmente a fronteira entre Espanha e Portugal e o que dá nome ao documentário.
A série contará a história de dois viajantes, o português Pedro Pernas e o espanhol Miguel Ángel Tobías que percorreram juntos toda a fronteira, ao longo de um mês. Duas personagens que não se conheciam partilharam mais de 3000 Km de estrada e aprenderam a conviver, tal como as povoações da Raia sempre o fizeram. As histórias das terras, as tradições e as lendas que provam que entre espanhóis e portugueses, há muito mais que os une do que os separa.
O documentário desta surpreendente viagem contará com 6 capítulos e pretende dar a conhecer as histórias e tradições de ambos os países.
Valença "Marcou as povoações mais próximas, que encontramos, tanto em quilómetros, como em sentimento, da raia entre Portugal e Espanha, foram Valença e Tui." Pedro Pernas, protagonista da serie.
Para ver a introdução do programa, clique na imagem:
foto: Jose Maria Freitas
vía: infomiño
No hay comentarios:
Publicar un comentario